QUEM MATOU SALOMÃO HAYALA E NORMA?
Desde então não se fala em outra coisa. Nos bares, no trabalho, nas escolas, nos elevadores...
Novela que foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 6 de dezembro de 1977 e 8 de julho de 1978, escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Gonzaga Blota, tendo contado com 185 capítulos, hoje tem sua nova versão e como se era de esperar simplesmente pára o Brasil como antes acontecera.
No mesmo embalo está a novela “Insensato Coração” que atualiza recurso também já usado pelo autor Gilberto Braga em 'Vale Tudo' (1989).
É. Recurso sim e infalível!!
Nada como uma boa trama contendo intrigas, traições, vinganças, ação, um pitada certa de violência e sempre, sempre o amor e a justiça prevalecendo no final. O interessante é que a despeito da Justiça Legal, que é tratada como obrigação, sempre prevalece a justiça sentimental que a maioria do público elege.
As várias situações apresentadas não poderiam deixar de abordar os assuntos mais polêmicos do momento.
A libertação do homossexualismo masculino (tô fora!), o preconceito irracional (se é que existe o racional), corrupção em todos os níveis, o mau-caratismo do homem punido na base da porrada, o da mulher a base da exposição, humilhação e do abandono e é claro, o bem vencendo o mal através da decência e do amor.
O assassino? Na realidade não importa quem seja! O importante é que ele matou quem “merecia” morrer e que os mocinhos – tão sofridos e injustiçados – “sejam felizes para sempre”!
Se não for assim, não tem audiência. O povo quer se ver na “TV” do jeito que ele sonha ser. Um mundo perfeito onde tudo funciona, onde tudo se encaixa e se resolve.
Se não for assim, o povo acaba deixando de sonhar e acreditar que ser feliz é um direito de todos, mesmo em condições adversas!
Que é possível casar com um homem ou uma mulher rica, viver um amor sincero e sair da pobreza se utilizando de artifícios e artimanhas escondendo sua origem e seu passado...
É Sério!! Conheço gente que não só acredita como pratica sem a menor cerimonia e ainda se denomina guerreira, obstinada, mas que na verdade pertence à escória da sociopatia mais que predatória dessa terra de Meu Deus.
Tudo em nome do verdadeiro Amor... Amor pelo dinheiro, Amor sem dignidade, Amor sem escrúpulos.
A atração televisiva denominada “Novela” há muito tempo é uma instituição indispensável equiparada à cachaça, ao Carnaval e ao futebol!
Então voltemos ao tema principal:
Quem matou Norma? Quem matou Salomão Hayala?
_Você, eu, todos nós os matamos todos os dias.
Por Edmilson de Souza - o Ed
JEAN - Perfeito! A alienação televisiva é um veneno indispensável como a cerveja, o fetebol de domingo, nosso samba... Mas agora alguns temas não prescisam ser aborados em rede nacional.
ResponderExcluir