Instaladas 49 torres de sustentação do teleférico do Complexo do Alemão. Uma das principais obras no projeto de urbanização da região.
O teleférico tem um percurso de três quilômetros, com cinco estações, além de uma integração com a estação ferroviária de Bonsucesso e vai permitir aos moradores chegarem ao outro lado do complexo em, no máximo, 19 minutos. As estações serão Morro da Baiana, Morro do Adeus, Morro do Alemão, Itararé/Cruzeiro e Fazendinha.
As estações estão erguidas no alto dos morros. As torres brotam do emaranhado de vielas. As 152 gôndolas deslizam por 3,5 quilômetros de cabos. O teleférico já alterou para sempre a paisagem no Complexo do Alemão.
A teia ligando morros cobertos de casas é mais uma iniciativa para integrar o complexo a uma nova realidade.
O teleférico segue o modelo do instalado em Medellín, na Colômbia. O projeto não é só de transporte. Cada estação vai ter serviços sociais e equipamentos culturais. É em uma delas que o fotógrafo Bruno Itan está fazendo sua primeira exposição, com as belezas que pouca gente via ou o olhar do morador durante a pacificação do complexo, em novembro do ano passado.
O novo Alemão se apresenta a cada foto
“Praticamente foi o primeiro Ano Novo com tantos fogos no Alemão, mostrando a alegria da comunidade neste ano de 2010 para 2011, uma grande mudança no Complexo do Alemão”, lembra Bruno.
“É uma ótima notícia para a comunidade do Alemão. Se o Alemão fosse uma cidade – hoje ele tem 220 mil habitantes – seria a cidade mais segura do Brasil hoje. A pacificação lá, conduzida pelo Exército, é tão efetiva que ocorreram apenas dois homicídios em sete meses.Na média de homicídios por habitantes, isso representa menos de uma morte para cada mil habitantes. O Alemão hoje é mais seguro do que qualquer capital, inclusive de Europa”, afirma o comentarista de segurança Rodrigo Pimentel.
Minhas perguntas são:
Tudo isso, até quando?
A manutenção de tudo isso terá continuidade nos próximos governos?

 





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado! Se for o caso, respondo em 24h!